WhatsApp Image 2025-04-15 at 16.09.51.jpeg

Com impulso marcante Ceti-Saúde é lançado pela UFG e Fapeg

A iniciativa inovadora visa ampliar os estudos de Tecnologias em Saúde no Estado e apoiar o desenvolvimento contínuo do SUS

Texto: Marina Sousa | Fotos: Calos Sirqueira

O primeiro Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi lançado nesta segunda-feira (14) marcando o início de uma nova fase para a ciência e a saúde pública no estado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Fapeg e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a UFG e a Funape. O centro será coordenado pela professora Cristiana Toscano, referência nacional e internacional em saúde pública, com ampla atuação nas áreas de saúde pública, vacinas e controle de endemias.

A solenidade foi realizada no Hub Goiás e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, que abriu seu discurso enfatizando o significado da cerimônia: “Este evento tem um simbolismo muito grande. Ele reafirma uma escolha estratégica do Governo de Goiás: colocar a ciência a serviço da sociedade. Hoje, com o lançamento do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde, acompanhado de R$ 21,6 milhões em investimentos, o Governo reconhece que a saúde pública precisa de tecnologia, evidência científica e capacidade de inovação para avançar.” 

Marcos Arriel - presidente da Fapeg
"Essa estrutura nasce com a missão de impactar diretamente a vida das pessoas – especialmente aquelas que dependem do SUS", disse o Presidente da Fapeg, Marcos Arriel 

 

Do valor total anunciado, R$ 14 milhões serão destinados à estruturação do centro ao longo dos próximos cinco anos. Arriel também ressaltou a importância da parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), representada na ocasião pela reitora Angelita Pereira, e destacou especialmente o papel da professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, que tem atuado de forma decisiva na concepção técnica do Centro de Excelência.

“Essa estrutura nasce com a missão de impactar diretamente a vida das pessoas – especialmente aquelas que dependem do SUS. O que estamos lançando hoje é mais do que um centro. É uma estrutura do futuro, que fortalece as capacidades da gestão pública com base em ciência, inovação e inteligência institucional”, concluiu.

O secretário de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), Rasível Santos, observou o impacto do novo Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde para o futuro da saúde pública no estado. “Estamos celebrando um momento muito importante. O que está nascendo hoje vai trazer grandes transformações para a saúde pública de Goiás”, afirmou.

secretário de Saúde- Rasível Santos
“Estamos celebrando um momento muito importante. O que está nascendo hoje vai trazer grandes transformações para a saúde pública de Goiás”, afirmou Rasível Santos, secretário de Estado de Saúde de Goiás

 

Ele ressaltou que o centro apoiará a tomada de decisões com base em evidências, aumentando a eficiência e o impacto social. Ao relembrar os desafios enfrentados durante a pandemia, reforçou a importância da ciência nesse contexto:
“Tivemos que aprender em tempo real, muitas vezes com o conhecimento sendo negado. Mas aqui, em Goiás, mostramos que é possível fazer diferente.” Para Rasível, o novo centro será essencial em momentos críticos, como crises sanitárias, quando decisões difíceis precisam ser tomadas com respaldo técnico. Ele também defendeu a importância de discutir a viabilidade da integralidade no SUS: "A promessa de oferecer tudo, para todos, o tempo todo, simplesmente não é viável — em nenhum país do mundo. Precisamos investir onde faz mais diferença. E para isso, a pesquisa e a inovação são ferramentas fundamentais. ”Por fim, destacou o papel da equidade na construção de um SUS mais justo e eficaz: “Trabalhar com ciência e inovação nos permite chegar à ponta com mais qualidade, considerando as necessidades específicas de cada pessoa e território.”

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, abriu seu discurso enaltecendo  a felicidade que é para a Universidade ter a possibilidade de estabelecer os projetos em conjunto com o Estado de Goiás, Fundação de Amparo à Pesquisa (Funape) e a Fapeg. “A visão estratégica da Fapeg no que diz respeito ao desenvolvimento é um enorme exemplo para o país. O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) já é um caso de sucesso e modelo para o resto do país”, afirmou. A reitora destacou ainda que o Ceti-Saúde irá promover um ambiente de inovação para o Sistema Único de Saúde. “A UFG está muito orgulhosa de estar aqui nesse momento. Vamos seguir confiantes e nossa responsabilidade acaba de dobrar”, finalizou.

 _MG_8085.jpg
A reitora da UFG, Angelita Pereira, destacou o orgulho da universidade em participar desse momento e ressaltou que a confiança segue firme, assim como a responsabilidade, que agora é ainda maior.

 

Governança 

José Frederico Lyra Netto, secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás  afirmou que são as políticas públicas de ciência que fazem o país avançar. Segundo ele, esse momento marca três compromissos: a ciência, a saúde e a história. “Precisamos investir e nos preparar para o futuro. Investir nesse sempre é o respeito com o futuro e também com aqueles que se dedicaram antes de nós”, destacou. Já o secretário geral de Governo, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado, destacou o compromisso que o governo tem tido com a criação dos Centros de Excelência em áreas estratégicas, como por exemplo, a inteligência artificial, energia, agricultura e, agora, na saúde. “Essa foi uma demanda do governador para que fossem desenvolvidas pesquisas na área de saúde. E os Centros de Excelência conseguem fazer a ponte entre a pesquisa e a sociedade, trazendo transformações práticas e rápidas”, frisou. O deputado Virmondes Cruvinel parabenizou a iniciativa inovadora de investir na saúde e falou de seu compromisso com a ciência e tecnologia.

secretário geral de Governo, Adriano Rocha Lima
Secretário geral de Governo, Adriano Rocha Lima que representou o governador Ronaldo Caiado. Ele destacou o compromisso que o governo tem tido com a criação dos Centros de Excelência.


Por fim, a professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e coordenadora do Ceti-Saúde, apresentou o centro e detalhou as atividades prioritárias para o início do projeto. Ela agradeceu a confiança da UFG e da Fapeg e destacou que o trabalho será coletivo: “Conto desde já com os colegas e membros do comitê gestor aqui presentes. É uma honra e uma responsabilidade. Estamos ansiosos, mas confiantes: temos a equipe certa, o apoio institucional e, principalmente, pessoas comprometidas e dispostas a fazer acontecer”. 

profa Cristiana Toscano
Coordenadora do Ceti-Saúde, Cristiana Toscano explicou que dentre as tecnologias estudadas estarão vacinas avançadas, anticorpos monoclonais e terapias gênicas como as CAR-T cells, cujo alto custo exige análises de viabilidade e priorização para o SUS.

 

A coordenadora afirmou que o Centro de Excelência nasce com o compromisso com o SUS, com o investimento em evidências para subsidiar políticas públicas e com a compreensão da saúde como um bem coletivo. Destacou ainda que, em um contexto mundial marcado pela polarização e pelo retrocesso no financiamento da saúde pública e da ciência, o Estado de Goiás segue na contramão — no melhor sentido — ao investir de forma significativa em saúde pública, pesquisa e produção de evidências.

“Nosso propósito é claro: qualificar as ações do SUS para que se façam as melhores escolhas possíveis, considerando a importância histórica do SUS para a sociedade brasileira. O centro terá como objetivos principais a pesquisa aplicada, a prospecção e mapeamento de novas tecnologias, e a estruturação de modelos de tecnologia social — especialmente nas áreas de vacinas, biotecnologia e biomedicina. Também realizaremos estudos de avaliação econômica e apoio à tomada de decisão em políticas públicas”, explica Toscano. 

 WhatsApp Image 2025-04-15 at 16.09.51.jpeg

Autoridades do Governo do Estado de Goiás, Fapeg, Funape e UFG assinaram o convênio de criação do Ceti-Saúde

 

Avanços Iniciais e Estratégias de Atuação

As atividades do Ceti-Saúde já foram iniciadas, com reuniões preliminares realizadas, equipes estruturadas e ações estratégicas em andamento. O centro defende o planejamento antecipado em saúde, utilizando modelagem e inteligência para prevenir e mitigar impactos — uma abordagem que se mostrou fundamental durante a pandemia e continua sendo central para sua atuação.

Entre os compromissos prioritários está a ampliação da comunicação científica, com o objetivo de traduzir evidências de forma acessível tanto para gestores quanto para a população, reconhecendo que a sociedade precisa — e merece — informações de qualidade.

A formação e capacitação de recursos humanos também figura como eixo essencial, com a proposta de conectar a UFG a redes nacionais e internacionais de pesquisa. O comitê gestor já foi formalizado por portaria da universidade e está organizado em cinco eixos estratégicos:

  • Avaliação de Tecnologias em Saúde – Coordenação: Prof.ª Cristiana Toscano (IPTSP/UFG)

  • Laboratório de Pesquisas – Coordenação: Prof.ª Ana Paula Junqueira-Kipnis (IPTSP/UFG)

  • Formação de Recursos Humanos – Coordenação: Prof.ª Sheila Araújo Teles (FEN/UFG)

  • Modelagem – Coordenação: Prof. José Alexandre Felizola Diniz Filho (ICB/UFG)

  • Ensaios Clínicos – Coordenação: Prof. Marcelo Fouad Rabahi (FM/UFG)

 WhatsApp Image 2025-04-15 at 16.09.51.jpeg
Equipe de pesquisadores do Ceti-Saúde - Esq. para a dir: Prof. Marcelo Fouad Rabahi; Prof.ª Ana Paula Junqueira-Kipnis; Prof.ª Cristiana Toscano;  Prof.ª Sheila Araújo Teles e Prof. José Alexandre Felizola Diniz Filho 

 


O centro conta ainda com um conselho consultivo composto por especialistas de excelência, cujas áreas de atuação incluem economia da saúde, gestão pública, estatística e biotecnologia. Cristiana Toscano explica ainda que dentre as tecnologias emergentes que serão objeto de estudo do Ceti-Saúde estão vacinas avançadas, anticorpos monoclonais e terapias gênicas como as CAR-T cells — promissoras, porém de alto custo, o que reforça a importância de análises de viabilidade e priorização no âmbito do SUS.

Além disso, o centro viabilizará a consolidação de redes colaborativas, laboratórios e parcerias com instituições de ensino superior, produtores de vacinas, hospitais, organismos internacionais e gestores públicos. “O compromisso é transformar o centro em uma iniciativa estruturante, com impacto real e direto na qualidade de vida da população, reafirmando a crença de que ciência, saúde e compromisso social devem caminhar juntos”, finaliza Toscano. 

Confira a galeria de fotos do evento AQUI

auditório do HUB
Cerca de 130 pessoas prestigiaram o lançamento do Ceti-Saúde que aconteceu no auditório do Hub de Inovação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categorias: Notícias