Ceti-Saúde/UFG reforça importância da ciência e ações de capacitação no 1º Simpósio Goiano de Imunização

Ceti-Saúde/UFG reforça importância da ciência e ações de capacitação no 1º Simpósio Goiano de Imunização

Os avanços tecnológicos em imunizações e seus impactos na saúde pública estiveram entre os principais temas debatidos

Texto: Marina Sousa
Fotos: Marco Monteiro (SES-GO)

O Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde/UFG) teve participação de destaque no 1º Simpósio Goiano de Imunização, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na segunda quinzena de abril. O evento reuniu profissionais, autoridades e especialistas para discutir temas centrais sobre imunização, como a hesitação vacinal, o impacto da desinformação e das fake news na queda das coberturas vacinais, além dos avanços e desafios para melhorar os índices no Brasil e no mundo.

Ceti-Saúde/UFG reforça importância da ciência e ações de capacitação no 1º Simpósio Goiano de Imunização
Coordenadora do Ceti-Saúde UFG, Cristiana Toscano destacou o simpósio como um espaço de valorização da saúde pública e dos profissionais da linha de frente

 

O simpósio também debateu o papel das entidades de saúde e das sociedades científicas na educação permanente dos profissionais, reforçando a vacinação como um dever coletivo. Um dos marcos do encontro foi o lançamento oficial do Curso de Vacinação da SES-GO, iniciativa estratégica para capacitar profissionais das salas de vacina em todo o estado, além de estudantes da área da saúde.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou que a qualificação dos profissionais é fundamental para combater as fake news sobre a eficácia das vacinas e para reduzir a hesitação da população. Para ele, é preciso conscientizar que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir doenças, complicações, internações e mortes.

O evento também contou com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri. Em sua fala, Kfouri salientou que encontros como o simpósio fortalecem todas as etapas do processo de imunização, desde a coleta, transporte e armazenamento dos imunizantes até a correta técnica de aplicação e o registro adequado das doses.

 Renato Kfouri,
Vice-presidente da SBIm  e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri,
falou que eventos como esse melhoram o processo relacionado à imunização


Representando o Ceti-Saúde/UFG, a médica infectologista e coordenadora Cristiana Toscano ressaltou que o simpósio, mais do que um encontro técnico, é um espaço de reafirmação da confiança na saúde pública e no trabalho dos profissionais da linha de frente. Para ela, em tempos desafiadores, falar sobre vacinas é reafirmar a ciência, o compromisso coletivo e a defesa da vida. Cristiana também enfatizou que o novo Curso de Vacinação lançado pela SES-GO é uma ação estratégica que fortalece a qualificação técnica, amplia a segurança dos processos vacinais e tem impacto direto na melhoria dos indicadores de cobertura vacinal.

Rasível sec da SES
Da esq. para a dir.  Cristiana Toscano, coordenadora do Ceti-Saúde; Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm; Flúvia Amorim, subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO; o personagem Zé Gotinha; e Rasível Santos, secretário de Estado da Saúde de Goiás

 

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, também destacou a importância da iniciativa, afirmando que Goiás assumiu o desafio de priorizar a prevenção e a promoção da saúde, com foco especial na imunização contra diversas doenças. Ela reforçou que ações preventivas são mais efetivas e geram menor custo para o Estado. Flúvia ainda ressaltou que o simpósio tem o mérito de motivar os profissionais de saúde a se tornarem formadores de opinião e defensores da vacinação junto à população.

Com forte adesão e espírito de compromisso, o 1º Simpósio Goiano de Imunização consolida-se como um marco para o fortalecimento das estratégias de imunização em Goiás, com foco na ciência, na capacitação contínua dos profissionais e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E que este seja o primeiro de muitos simpósios estaduais de imunização.

públicou lotou o auditório do cremego
Evento reuniu um grande público no auditório do Cremego, local onde foi realizado o encontro

 

**Com informações da Comunicação Setorial da SES-GO
Fotos: Marco Monteiro - SES-GO



Fonte: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categorias: Notícias