Homenagem na ALego - Ana Paula.jpg

Pesquisadora do Ceti-Saúde/UFG é homenageada na Alego pelo Dia Nacional do Pesquisador

En 25/06/25 16:47 . Actualizado en 25/06/25 17:07 .

A solenidade destacou a atuação inovadora e o impacto das pesquisas desenvolvidas campo da saúde pública

Texto: Marina Sousa

Em reconhecimento à contribuição de cientistas para o desenvolvimento do Estado, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na segunda-feira (23/6), uma sessão solene em celebração ao Dia Nacional do Pesquisador, comemorado em 8 de julho. A iniciativa, proposta pela deputada estadual Bia de Lima, teve como objetivo valorizar a produção científica goiana e destacar o papel transformador da pesquisa na sociedade.

Durante a cerimônia, foram concedidos a Medalha Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado do Mérito Legislativo a pesquisadores que se destacam em suas áreas de atuação. Entre os homenageados, esteve a professora Ana Paula Junqueira-Kipnis, pesquisadora do Ceti-Saúde/UFG e coordenadora do Núcleo de Laboratório do centro.

 Homenagem na ALego - Ana Paula.jpg
Pesquisadora do Ceti-Saúde -UFG e coordenadora do Núcleo de Laboratório do centro, Ana Paula Junqueira-Kipnis recebeu o  certificado de Mérito Legislativo da Deputada Estadual Bia de Lima (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

Médica veterinária de formação, Ana Paula atua na área de Imunologia Aplicada, com foco em biotecnologia para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra Mycobacterium tuberculosis e outras micobacterioses. Sua pesquisa também investiga a resposta imune na obesidade e as inter-relações entre tuberculose, diabetes e outras doenças metabólicas.

Com uma trajetória marcada pela excelência científica, Ana Paula é referência em estudos sobre tuberculose no Brasil e já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por sua contribuição à ciência e à saúde pública.

A homenagem reforça a importância do investimento em ciência e da valorização dos profissionais que dedicam suas carreiras à geração de conhecimento e inovação com impacto direto na sociedade.

Fuente: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categorías: Notícias