visita biomanguinhos.png

Ceti-Saúde UFG recebe pesquisadores de Bio-Manguinhos/Fiocruz para articulação de parcerias

Em 14/08/25 10:20. Atualizada em 14/08/25 10:50.

A visita, que durou cerca de dois dias, incluiu diversas unidades acadêmicas  da UFG que compõe o Ceti-Saúde como o IPTSP, Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Medicina

Texto e fotos: Marina Sousa

O Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde/UFG) recebeu, nesta semana, a visita técnica de integrantes do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (DEAME) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. O instituto  é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedicada à pesquisa, inovação e produção de imunobiológicos, incluindo vacinas, kits de diagnóstico e biofármacos. É conhecida pelo seu papel no desenvolvimento tecnológico e na produção de imunobiológicos para atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)


Os pesquisadores Robson Leite de Souza Cruz e Fernanda Dias da Silva percorreram as unidades acadêmicas, além do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologia em Saúde (CMBiotecs), no IPTSP/UFG, para conhecer e avaliar a infra-estrutura, processos, equipe e atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com vistas à qualificar o centro para de pesquisa para participação da Rede de Pesquisa Clínica em imunobiológicos de Bio-Manguinhos.

 IMG_9725 (1).jpg
Pesquisadores do Bio-Manguinhos conheceram as potencialidades e áreas de atuação do Ceti-Saúde/UFG em apresentação realizada pela equipe do centro

 

Pesquisadores integrantes do Ceti-Saúde UFG que receberam a equipe de Biomanguinhos incluem a coordenadora professora Cristiana Toscano, e as professoras Ana Paula Junqueira-Kipnis (Laboratórios), Sheila Araújo Teles (Formação de Recursos Humanos) e Marcelo Fouad Rabahi (Ensaios Clínicos). A diretora do IPTSP, professora Flávia Aparecida de Oliveira, também participou do encontro.

Estrutura

As visitas aconteceram entre os dias 4 e 5 de agosto, e iniciaram pela  Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN), estruturada em 2021 por meio de uma parceria técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. O resultado disso é a formação de profissionais e a vacinação da comunidade. O grupo avaliou os equipamentos, a rede de frio, as condições de armazenamento dos imunobiológicos, manejo de resíduos e o descarte de materiais, além de revisar manuais e procedimentos operacionais, gestão de riscos e planos de contingência.

Em seguida a equipe seguiu para o Laboratório de Análises Clínicas Prof.ª Margarida Dobler Komma (LMDK) do IPTSP, que realiza exames laboratoriais diagnósticos para a comunidade em geral.  A apresentação do laboratório, que é referência na realização de exames micológicos e parasitológicos, foi feita pela coordenadora do LMDK,  Sueli Meira da Silva.

O grupo visitou o CMBiotecs para conhecer o Laboratório de Análises de Biologia Molecular, a Plataforma de Citometria,o  Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR), bem como as instalações do Laboratório Multiusuário de Nível de Biossegurança 3 (LabNB3), que está em fase estruturação. A visita aos espaços contou com o apoio dos coordenadores do CMBiotecs, Lucas Prado Barreto e Natália Oliveira Alves.

O pesquisador de Bio-Manguinhos, Robson Leite de Souza Cruz expressou surpresa com a estrutura e qualidade dos locais, reafirmando a intenção de colaboração de entre Biomanguinhos e o Ceti-Saúde UFG. Ele destacou que, sendo Bio-Manguinhos/Fiocruz o principal produtor nacional de vacinas, kits de diagnóstico e biofármacos voltados à saúde pública nacional, a busca por novas parcerias é fundamental para ampliar e fortalecer esse potencial de inovação tecnológica e científica.


 visita biomanguinhos.png
Da esquerda para a direita:  Natália Oliveira Alves (CMBiotecs), Fernanda Dias da Silva
(Bio-manguinhos); Ana Paula Kipnis (Ceti-Saúde); Robson Leite de Souza Cruz (Bio-manguinhos); Sheila Teles e Cristiana Toscano (Ceti-Saúde), nas dependências do LabNB3 no CMBiotecs.


De acordo com a pesquisadora Ana Paula Kipnis, a integração entre formação de profissionais, desenvolvimento de pesquisas e estruturas laboratoriais de ponta, como é o caso da implantação do laboratório NB3, reforça a posição de destaque do estado no cenário nacional. Isso fortalece tanto o papel da universidade e do Ceti-Saúde e sua relevância e impacto na sociedade.


A Unidade de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina (FM)/Hospital das Clínicas da UFG também foi um dos destaques da visita. O grupo foi recepcionado pelo professor Marcelo Fouad Rabahi, coordenador do Núcleo de Ensaios Clínicos do Ceti-Saúde e docente da FM, juntamente com a Coordenadora do departamento de Gestão de Pesquisa da Unidade, Danielle Rezende, o biomédico Adriano José e a pesquisadora Mikaelle Costa Correia.

Professor Rabahi apresentou a atuação da unidade, que se caracteriza por sua abordagem multidisciplinar e multiprofissional, promovendo o desenvolvimento e a integração da pesquisa clínica no âmbito da UFG e do Hospital das Clínicas (HC/UFG – Ebserh).

 IMG_1805 (1).jpg
Reunião no Centro de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina (FM/UFG)


O docente Marcelo ressaltou ainda a importância da pesquisa clínica como área essencial da ciência médica, focada  na avaliação da eficácia e segurança de novas tecnologias em saúde, incluindo medicamentos, imunobiológicos e outros produtos. “Nesse contexto, a estrutura integrada entre a FM/UFG e o Hospital das Clínicas desempenha um papel fundamental para o avanço e a sustentabilidade dessas pesquisas, e estamos prontos para novos desafios”, reforça.

 IMG_1820.jpg
O coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínica do Ceti-Saúde,  Marcelo Rabahi e a equipe conduziram os pesquisadores em uma visita pela unidade de pesquisa clínica, apresentando os espaços e suas potencialidades 


A equipe também teve a oportunidade de conhecer a Sala de insumos do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR) do IPTSP coordenada pela professora Samira Bührer. Ela e sua equipe são responsáveis pelo desenvolvimento, produção e transferência de tecnologia de testes rápidos para o diagnóstico da hanseníase, que já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 WhatsApp Image 2025-08-08 at 11.13.05.png

Pesquisador Djairo Pastor e esquipe recebem os pesquisadores de Biomanguinhos na Sala de insumos do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR) do IPTSP. 

 

Estruturação de redes de pesquisa e colaboração científica

Para a coordenadora do Ceti-Saúde, professora Cristiana Toscano, a visita dos pesquisadores de Bio-Manguinhos foi uma excelente oportunidade para troca de idéias e estruturação de propostas concretas de parcerias, além de permitir a apresentação e um diagnóstico situacional das potencialidades do Ceti-Saúde como um importante centro de pesquisa e inovação da região Centro-Oeste. Segundo ela, encontros como esse favorecem o intercâmbio de expertises e a análise de cenários futuros e estratégicos, especialmente considerando os eixos de atuação do Ceti-Saúde.

Já estão previstas ações e parcerias do Ceti-Saúde com Biomanguinhos,  que se estruturou há pouco tempo mas já se posiciona em destaque no cenário de inovação tecnológica em Saúde no país, com pesquisa e desenvolvimento científico para subsidiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde do país. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categorias: Notícias