iats care

IATS inaugura nova fase como IATS Care e fortalece parceria com o Ceti-Saúde UFG

On 23/01/26 13:50 . Aktualisiert bei 23/01/26 13:50 .

Com apoio do Centro, o instituto amplia sua rede em prol das doenças crônicas e negligenciadas no Brasil

Texto: Marina Sousa

Após oito anos de atuação consolidada como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, o IATS inicia uma nova etapa de sua trajetória com a aprovação de uma nova proposta na Chamada do CNPq para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. A partir de agora, o instituto passa a se chamar IATS Care ( Instituto para Avaliação e Translação em Saúde para Doenças Crônicas e Negligenciadas de Alta Relevância), ampliando e fortalecendo sua atuação científica no país.

Essa nova fase marca não apenas a consolidação institucional do IATS Care, mas também reforça parcerias estratégicas construídas ao longo de anos, entre elas a cooperação com o Ceti-Saúde, que passa a integrar e apoiar ativamente esse novo ciclo. A parceria é baseia em objetivos comuns, como a produção de conhecimento científico qualificado, a avaliação de tecnologias em saúde e a promoção de práticas inovadoras voltadas ao fortalecimento dos sistemas de saúde.

iats care

Coordenado pelo professor Tom Ribeiro e com vice-coordenação da professora Carisi Polanczyk, o IATS Care reúne mais de 120 participantes, entre pesquisadores, colaboradores e bolsistas, além de uma ampla rede de instituições parceiras nacionais e internacionais. No Brasil, a colaboração envolve universidades como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do Ceti-Saúde. No cenário internacional, destacam-se parcerias com a University of Washington, nos Estados Unidos, e a McMaster University, no Canadá.

O instituto atua em diversas frentes estratégicas, incluindo avaliação de tecnologias em saúde, saúde digital, inteligência artificial aplicada à saúde, translação do conhecimento, doenças crônicas não transmissíveis, doenças negligenciadas, custo-efetividade e valor em sistemas de saúde. Essas linhas dialogam diretamente com as áreas de atuação do Ceti-Saúde, o que torna a parceria ainda mais relevante para o avanço de soluções baseadas em evidências no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Quelle: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde UFG

Kategorien: Notícias